Informática e Sociedade
Apresentação
Você tem compreensão adequada de como a informática vem transformando a sociedade?
Os profissionais da informática têm?
Tendo ou não, deveria(m) ter? Como empreendedores ou empregados? como usuários ou cidadãos?
Como nos sentimos a respeito do rumo que está tomando a nossa sociedade? O que tem esse rumo a ver com a sociedade ser, como dizem, “da informação”, ou “do conhecimento"? Por que?
A evolução da informática poderia oferecer rumos alternativos? Como?
Nesta disciplina, alunos e professor refletirão e debaterão assuntos relacionados a essas perguntas, ou seja, sobre a informática e a sociedade contemporâneas, e a influência mútua entre elas.
Objetivos
Para preparar mão de obra ao mercado de trabalho serve a educação; e para quê mais? A educação formal pública tem também outra função, a saber, a de preservar os valores da cultura na qual se insere. A coesão e a segurança sociais são razões para que uma sociedade se organize na forma de Estado/nação, cujas funções incluem, por isso, a de regulamentar a educação formal e a de oferecê-la ao público. Assim, cumpre à educação formal o objetivo maior de preservar a coesão social, da qual o fluxo de insumos ao mercado de trabalho faz parte, mas não o esgota.
A transmissão do saber, a reflexão sobre o valor e uso prático de conhecimentos que devem ser transmitidos entre gerações, sobre sua aceitação e transformação pelo tempo, a influência que esse saber exerce na organização social, e a que dela recebe, são instrumentos que completam este objetivo maior. A educação formal requer, portanto, enfoques que vão além da demanda técnico-econômica por mão de obra qualificada.
Entretanto esse aspecto da educação, de prazo e efeito longos e de cunho ético, vem sendo negligenciado sob influência da ideologia prevalecente, que induz muitos a crerem que a única função da educação formal deve ser a de qualificar mão de obra para o mercado de trabalho. Enquanto o mercado é cada vez mais exposto a manipulações estratégicas, exercidas principalmente através do controle de fluxos econômicos propiciado por novas tecnologias, especialmente as tecnologias de informação e comunicação.
Nesse contexto, alunos e professores encontram cada vez mais obstáculos -- e pretextos -- para ignorar os papéis que lhes cabem, na sociedade, pela dimensão ética do processo educacional, enquanto aprendem e ensinam. Nesta disciplina, buscaremos superar esses obstáculos e pretextos. Buscaremos ampliar nosso conhecimento sobre os vários usos da informática nas práticas sociais e seus efeitos. Efeitos visíveis e invisíveis, diretos e indiretos, alardeados e camuflados, esperados e colaterais.
Conteúdo Programático
1 - Fundamentos
1.1- Sociedade
1.2- Informática
1.3- Conhecimento Técnico-Científico
2 - Desenvolvimento Tecnológico
2.1- Evolução da informática
2.2- Aplicações atuais da informática
2.3- Perspectivas
3 - Impactos da Tecnologia
3.1- Substituição do trabalho humano
3.2- Alterações no mercado de trabalho
3.3- Alterações nas condições de trabalho (modo de produção)
4 - Informática no Brasil
4.1- A atualização dos Estados (governo eletrônico)
4.2- A indústria nacional
4.3- A política nacional de informática (qual?)
4.4- Intercâmbio internacional (globalização?)